Procesos Educativos Vivenciados Por Cicloactivistas En La Promoción Del Ciclismo Urbano
Por Leandro Dri Manfiolete Troncoso (Autor), Sergio Alejandro Toro Arévalo (Autor), Sandra Soledad Troncoso Robles Dri Manfiolete (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender os processos educativos vivenciados por cicloativistas na promoção do ciclismo urbano. Para a metodologia, foi empregada a abordagem fenomenológica 4 Ecological Cognition entendida como processos cognitivos encarnados, situados, estendidos e enativos com o ambiente social e natural. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete pessoas do Brasil, Colômbia e Uruguai, tendo como critérios de inclusão, ser cicloativista militante e desenvolver projetos temáticos com cicloturismo, espaços de convivência e gênero surgindo as unidades de significado: a) cicloturismo como práxis de libertação; b) Promoção da bicicultura; c) ser mulher ciclista urbana, resultando na categoria “Prática Cicloativista”.
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