Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem de idosos sobre os benefícios da atividade física (AF). Participaram da pesquisa 42 sujeitos, com idade acima de 60 anos, integrantes do Programa Autonomia para a Atividade Física (PAAF). Ao final da primeira fase do PAAF foi realizada uma entrevista semi-estruturada para avaliar a aprendizagem sobre a importância da AF e a percepção do aprendizado pelos sujeitos. Os resultados mostraram que os alunos: (1) relacionaram o conhecimento sobre os benefícios da AF com seus efeitos fisiológicos nos sistemas de um corpo inativo ou em processo de envelhecimento; (2) associaram a importância da AF à aspectos afetivos como a melhora na auto-confiança e no auto conhecimento das próprias capacidades e limitações; (3) identificaram a melhora no relacionamento social e na satisfação pessoal como efeito positivo da participação no PAAF; (4) reconstruíram o conceito da velhice; (5) valorizaram a aprendizagem de conhecimentos sobre a AF e (6) mostraram interesse em divulgá-los. Verificou-se também, elementos que predispuseram a aprendizagem como: interesse em aprender, associação do aprendido com atividades cotidianas e utilização de conhecimentos prévios.Os fatores que dificultaram a aprendizagem ou sua expressão foram: conceitos prévios inadequados, diminuição da memória, baixa escolaridade e falta de domínio com a linguagem oral. Pode-se concluir que os benefícios da AF relatados foram além dos efeitos fisiológicos ensinados no PAAF e que na elaboração pessoal do conhecimento se deu com base em aspectos da experiência de vida de cada idoso.

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