Resumo


Este trabalho tem a finalidade de socializar o processo reflexivo realizado durante a
construção do planejamento anual de Educação Física (EF) de uma instituição de
ensino de São Paulo, conhecida por sua metodologia de ensino construtivista. Em
2006, durante a semana dedicada ao planejamento, composta por 30 horas de trabalho
com todos os educadores, das quais 20 horas foram direcionadas para o
desenvolvimento do planejamento anual pelos professores de EF, diversas reflexões
e discussões coletivas indicaram a importância de se realizar uma linha do tempo
contendo todas as séries presentes na vida escolar do aluno (do maternal II ao
terceiro ano do Ensino Médio). Nesta linha do tempo foram sistematizados os
objetivos principais da EF para cada série e os conteúdos que os viabilizarão, buscando
a gradação, a coerência e a "amarração" do trabalho educativo. Este caminho permite
uma atitude comprometida com o aluno, conhecendo o que ele vivenciou, o que
está vivenciando e o que deve vivenciar ao longo da vida escolar. Esta linha do
tempo foi construída em dois momentos. No primeiro foram criados três eixos
temáticos que permeiam a EF em todos os segmentos, a saber: corpo e ludicidade;
corpo e movimento; e corpo e cultura. A partir daí foram identificados quais eram
os principais objetivos da EF, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Cada
um destes objetivos foi desdobrado em objetivos concretos para cada série e
relacionados nestes eixos. A seguir, foram apontados os conteúdos por série que
permitiriam que os alunos atingissem estes objetivos. Estes dois momentos de
construção coletiva do planejamento foram enriquecedores, tendo em vista que
muitos questionamentos, intenções e fundamentações foram socializados e que
cada professor pôde ter um olhar para a totalidade do processo de aprendizagem e
não apenas para as séries que lecionam. Por último, para garantir a manutenção da
liberdade, da identidade e da criatividade de cada profissional, a definição dos
conteúdos de cada aula para cada série foi realizada individualmente. Ao final deste
processo pôde-se observar que o planejamento anual construído em linha do tempo,
de forma coletiva, viabiliza a continuidade dos objetivos e conteúdos durante a vida
escolar do aluno, evitando a repetição, a aleatoriedade e a banalização dos mesmos,
buscando a sistematização dos objetos de aprendizagem dos educandos tão almejada
e ao mesmo tempo tão escassa nesta disciplina curricular

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