Processo de Aprendizagem do Professor de Educação Física no Início de Carreira em Academias de Ginástica
Por Jairo Antônio da Paixão (Autor), Glauber César Cruz Custódio (Autor), Yuri Windson Santos Barroso (Autor).
Em Pensar a Prática v. 10, n 2, 2016. Da página 286 a 300
Resumo
Foi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.