Processo de ensino-aprendizagem do handebol em cadeira de rodas: da iniciação ao jogo
Por Beatriz Lucena Ramos (Autor), Rodrigo Gomes Costa (Autor).
Resumo
O handebol em cadeira de rodas (HCR) é um esporte adaptado com início no Brasil em 2005 e está em crescente popularidade, devido a facilidade no aprendizado, a característica integradora da prática de um esporte coletivo, além da dinamicidade e plasticidade que favorecem ser atrativo para o público. Diante de todas essas variáveis de crescimento e vantagens da modalidade, torna-se relevante o desenvolvimento de estudos sobre o HCR e uma das possibilidades é em relação aos processos de ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever o processo de ensino-aprendizagem do HCR desde a iniciação da modalidade até o jogo competitivo. Método: O presente estudo apresentará um relato de experiência a partir das aulas de HCR realizadas na Rede SARAH, unidade Lago Norte, Brasília/DF. Essa experiência ocorreu entre fevereiro de 2021 e agosto de 2022. Resultados: Antes do ensino da parte prática da modalidade, conversa-se sobre a história e as características da modalidade. A parte prática do ensino do HCR inicia-se com o desenvolvimento da habilidade esportiva progredindo em três etapas: pessoa-cadeira, pessoa-cadeira-bola e pessoa-cadeira-bola-pessoa. Na primeira etapa, antes do ensino do jogo, os participantes serão submetidos a uma série de exercícios com o intuito de desenvolver os fundamentos básicos, sendo eles o condicionamento físico, equilíbrio de tronco, mobilidade, postura, independência, autossuperação, interação, segurança, entre outros. Após os exercícios visando os fundamentos básicos, será incluído o uso da bola, além de ser introduzido os fundamentos técnicos, como passe, recepção, condução e recuperação de bola, arremesso, bloqueio, drible, dentre outros. Após esse trabalho, nesta etapa será introduzido o jogo propriamente dito. Na terceira etapa algumas regras do HCR já podem ser explicadas e cobradas de forma devida. Assim o jogo começa a ser estimulado, os praticantes desenvolvem um melhor domínio de bola, toque de cadeira, melhor índice de acerto de passe. A partir desse momento o jogo começa a ter uma característica mais tática. Conclusões: Este relato de experiência quanto ao processo de ensinoaprendizagem do HCR contribuirá, através desta abordagem de ensino no desenvolvimento da modalidade, adesão de novos praticantes e aplicação às diferentes faixas etárias e níveis de habilidade, tornando mais uma possibilidade de prática esportiva.