Resumo
Resumo: O treino e a competição configuram elementos primordiais na formação dos jogadores de futebol, mas necessitam ser pensados e organizados de forma apropriada para as diferentes categorias de formação. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar percepções de treinadores e aspectos relevantes da competição, bem como suas relações com o processo de ensino-treino no contexto competitivo da Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil (NOLIGAFI) na categoria sub 10. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizados os instrumentos de observação não participante e entrevista semiestruturada. O contexto de pesquisa foi a competição de futebol da Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil, que foi criada no ano de 2012 no estado do Rio Grande do Sul e que no ano de 2017 contabilizou 3700 jogadores inscritos (de 09 a 15 anos) dentre 21 clubes. Os participantes da pesquisa foram 12 treinadores da categoria sub 10. O entendimento da formação de jogadores de futebol deve extrapolar as questões mais específicas do jogo, atentando para aspectos de cunho pessoal e social da vida dos jogadores, bem como compreendendo o desenvolvimento esportivo a partir das relações entre treinador e jogador e competição e treino. Assim, os resultados evidenciam a importância da família no desenvolvimento dos jogadores, exercendo o papel de apoio, incentivo, desenvolvimento de valores, mas desde que não prejudiquem a participação das crianças com cobranças excessivas, pressão por resultados e relacionamentos negativos com outros personagens presentes na competição. Os treinadores devem atribuir estratégias para que o contexto competitivo não se torne um ambiente de pressão, estabelecendo o papel de facilitador da aprendizagem com ações intencionais de ensino. Além disso, o treinador necessita estruturar um cenário que promova o prazer e satisfação para a prática, buscando atender as necessidades e possibilidades das crianças, adaptando as condições de jogo e interligando os objetivos e disposições da competição com o processo de ensino-treino. Portanto, o treinador como figura preponderante no desenvolvimento de jovens jogadores de futebol necessita junto com os clubes, a liga e as famílias construir um ambiente de aprendizagem significativa para os jovens, ligando cada vez mais o propósito que se tem para o treino com a intencionalidade que se dispõe para a competição
Citação: BETTEGA, Otávio Baggiotto. Processo de ensino-treino e competição no futebol infantil: análise e proposições a partir de treinadores do estado do Rio Grande do Sul. 2019. 1 recurso online (168 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.