Processo de Formação de Animadores Socioculturais em Projetos de Educação Fora do Ambiente Escolar
Por Paula Leite Antunes de Macedo (Autor), Gislane Ferreira de Melo (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor).
Em Licere v. 21, n 2, 2018. 23 Páginas.
Resumo
A educação em projetos fora do ambiente escolar é uma possibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram verificar se o lazer, vivenciado por meio de um projeto dessa natureza, pode promover um processo de educação e identificar a percepção de 5 futuros animadores socioculturais sobre lazer, educação e a relação entre ambos. Os resultados obtidos indicam que o lazer contribui para a formação dos participantes do projeto por meio da educação para e pelo lazer. Os futuros animadores socioculturais apresentam vontade e percepção positiva quanto à utilização do aspecto educacional do lazer e de seus benefícios, e acreditam que a vivência contribuirá na formação pessoal, social e curricular dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de formação continuada e de atenção especial dos monitores com o próprio lazer, e da instituição de uma equipe multidisciplinar para atuar na área.