Resumo

Nas últimas décadas tem-se observado a crescente divulgação de estudos que enfatizam e fundamentam concepções educacionais para as quais o envolvimento e a participação ativa do educando no seu próprio processo ensino-aprendizagem é condição imprescindível para uma formação educacional de qualidade. Consoante a este movimento, muitas mudanças no processo ensino-aprendizagem, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, vêm sendo implementadas. Emergente deste contexto e, mais especificamente, das dificuldades apresentadas por graduandos de um curso de Educação Física no que refere à compreensão e à motivação para o estudo dos conteúdos da disciplina Fisiologia do Exercício, uma proposta metodológica foi criada e implementada no intuito de viabilizar mudanças que pudessem interferir positivamente na realidade apresentada. Como produto e processo da avaliação desta experiência, o trabalho ora apresentado objetivou analisar uma proposta metodológica voltada ao processo ensino-aprendizagem da disciplina curricular Fisiologia do Exercício de um curso de graduação em Educação Física, de uma instituição particular de ensino superior. A partir da análise qualitativa e quantitativa das respostas dos discentes a um questionário que mesclou questões abertas e fechadas, foi possível constatar, em síntese, a satisfação dos alunos em relação à metodologia adotada; o aumento da motivação discente para o estudo da disciplina e o reconhecimento em relação ao favorecimento da aprendizagem dos conteúdos. Concluiu-se que a proposta metodológica foi bastante profícua e que novas investigações e iniciativas metodológicas com pressupostos semelhantes possam ser incentivadas.

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