Processo de Validação da Escala de Comportamento do Treinador – Versão Atleta(ect_a)
Por Ingrid Ludimila Bastos Lôbo (Autor), Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 19, n 3, 2005. Da página 255 a 266
Resumo
O objetivo deste estudo foi adaptar culturalmente e validar o questionário Coach Behavior Scale for Sport (CBS-S), de CÔTÉ et al. (1999) na Língua Portuguesa, denominado de Escala de Comportamento do Treinador - Versão Atleta (ECT-A). Inicialmente o ECT-A constou de 13 questões demográficas e 48 questões distribuídas em seis dimensões: Treinamento Físico, Treinamento Técnico, Preparação Mental, Estabelecimento de Objetivos, Reforço Pessoal Positivo e Reforço Pessoal Negativo. No Estudo 1 (80 atletas <47 homens e 33 mulheres>), os resultados da análise fatorial mostraram que a maioria das questões agrupou-se em dois fatores, contudo, a correlação entre algumas questões foi baixa, indicando a necessidade de revisões semânticas. No Estudo 2 (168 atletas <118 homens e 50 mulheres>), houve uma melhora nos resultados da análise fatorial, pois a dimensão de Reforço Pessoal Positivo apresentou um perfil similar ao CBS-S, mas a correlação entre oito questões foi baixa, levando à exclus ão das mesmas. No Estudo 3 (222 atletas <91 homens e 131 mulheres>), a análise fatorial obteve, na maioria das questões, um perfil similar ao instrumento original (CBS-S) e a correlação entre as questões foi satisfatória (³ 0,30). Os valores do Alpha de Cronbach, nas seis dimensões, foram ³ 0,70 nos três estudos (N = 470), indicando uma fidedignidade satisfatória. Esses resultados foram indicativos para a validação do ECT-A, que na versão final ficou composto por 40 questões. UNITERMOS: Teste; Treinador; Liderança; Comportamento; Percepção de atletas; CBS-S; ECT-A.