Processo de Validação do Teste de Conhecimento Tático Processual Para Orientação Esportiva (tctp:oe): 3 Mão
Por Cristovão Loila Guimarães (Autor), Nátalia L.torres (Autor), Pablo Juan Greco (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
OBJETIVO:
Validar um teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva. Analisar os comportamentos táticos de ataque e defesa em situação de jogo 3x3. Analisa-se o jogador sem bola (JSB), o jogador com bola (JCB), o marcador do jogador sem bola (MJSB) e o marcador do jogador com bola (MJCB).
METODOLOGIA E RESULTADO:
Amostra:
Foram analisados 66 alunos (33 de cada sexo), com idade de 10,31 (+1,8).
Procedimento:
Aplicou-se o TCTP:OE, com duração de 3 minutos. Joga-se 3x3 com a mão em um espaço de 9x9 metros, sem meta ou local de definição, portanto objetiva-se a manutenção da posse de bola. Filmaram-se 2554 ações sendo 1497 correspondentes aos parâmetros de ataque (981 para JCB, 516 para JSB), e 1057 ações de defesa (486 para MJSB e 571, para MJCB).
Análise estatística:
Para determinar o desempenho dos participantes realizou-se análise descritiva (frequência, porcentagem e percentis). Estabeleceu-se a fidedignidade das observações pelo cálculo do índice de concordância entre avaliadores (Kappa): JSB (0,142), p=0,018; JCB (0,138), p=0,014; MJSB (0,226), p=0,000; MJCB (0,427), p = 0,000. Relacionou-se o desempenho das crianças com o número de ações efetuadas no jogo. 28,6% das crianças obtiveram desempenho fraco (até 30 ações); 21,1% obtiveram desempenho regular (31 à 38 ações); 28,6% apresentaram desempenho bom ( 39 à 48 ações) e 21% apresentaram desempenho muito bom (49 à 73 ações).
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos apontam inicialmente o TCTP:OE como instrumento capaz de analisar o comportamento tático. Entretanto, necessitam-se mais estudos para a completa validação do instrumento.