Resumo

Objetivo:
Validar um teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva. Analisar os comportamentos táticos de ataque e defesa em situação de jogo 3x3. Analisa-se o jogador sem bola (JSB), o jogador com bola (JCB), o marcador do jogador sem bola (MJSB) e o marcador do jogador com bola (MJCB).

Métodos e Resultados:

Amostra:
Foram analisados 66 alunos (33 de cada sexo), com idade de 10,31 (+1,8).

Procedimento:
Aplicou-se oTCTP:OE, com duração de 4 minutos.Joga-se 3x3com o pé em um espaço de 9x9 metros, sem meta ou local de definição, portanto objetiva-se a manutenção da posse de bola. Filmaram-se572 açõessendo 270 correspondentes aos parâmetros de ataque (165 para JSB, 105 para JCB), e 302 ações de defesa(56 para MJSB e 246,para MJCB).

Análise estatística:
Para determinar o desempenho dos participantes realizou-se análise descritiva (frequência, porcentagem e percentis).Estabeleceu-se a fidedignidade das observações pelo cálculo do índice de concordância entre avaliadores (Kappa): JSB (0,368), p=0,000; JCB (0,338), p=0,00; MJSB (0,255), p=0,006; MJCB (0,402), p = 0,000.

Resultado:
Relacionou-se o desempenho das crianças com o número de ações efetuadas no jogo. 25% das criançasobtiveram desempenho fraco (15 a 19 ações); 29% obtiveram desempenho regular (10 a 23 ações); 25% obtiveram desempenho bom (24 a 28 ações) e 20,9% obtiveram desempenho muito bom (29 a 38 ações).