Processos Educativos Desvelados no Conviver: Curso Equidade
Por Alessandra Guerra da Silva Oliveira (Autor), Ana Carolina Aparecida Marques Soarez (Autor), Gilmar Araujo de Oliveira (Autor), Natália Lopes dos Santos (Autor), Luciene Aparecida da Silva (Autor).
Resumo
Referências
BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília: MEC, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civil, 1988.
CAMPOS, L. L. Políticas públicas de ações afirmativas: um estudo da implementação da Lei 10.639/2003 e as suas implicações nas redes municipais de ensino de Porto Seguro - BA, Vitória da Conquista - BA e São Carlos - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONÇALVES JUNIOR, L.; CARMO, C. S.; CORRÊA, D. A. Cicloviagem, lazer e educação ambiental: processos educativos vivenciados na Serra da Canastra. Licere, v. 18, n. 4, p. 173-208, 2015.
GUARNIERI, F. V.; SILVA, L. L. M. Cotas universitárias no Brasil: análise de uma década de produção científica. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 2, p. 183-193, maio/ago. 2017.
IBGE. PNAD Continua. Características gerais dos domicílios e dos moradores 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
MACHADO, O. V. M. Pesquisa qualitativa: modalidade fenômeno situado. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: UNIMEP, 1994. p. 35-46.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/EDUC, 1989.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MUNDURUKU, D. Das coisas que aprendi: ensaios sobre o bem-viver. 2. ed. Lorena: DM Projetos Especiais, 2019.
PINTO, R. P. Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade. Cadernos de Pesquisa, n. 86, p. 25-38, ago. 1993.
ROSEMBERG, F. Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: pontos para reflexão. 2006. Disponível em: https://www.adusp.org.br/files/GTs/etnia/acao2.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
SILVA, P. B. G. Educação das relações étnico-raciais nas instituições escolares. Educação em Revista, v. 34, n. 69, p.123-150, 2018.
SILVA, P. B. G. A palavra é... africanidades. Presença Pedagógica, v. 15, n. 86, mar./abr. 2009.
SILVERIO, V. R.; TRINIDAD, C. T. Há algo novo a se dizer sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo? Revista Educação e Sociedade, v. 33, n. 120, p. 891-914, jul./set. 2012.
SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
TUTU, D. Ubuntu: sobre a natureza da comunidade humana. In: TUTU, D. Deus não é cristão e outras provocações. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012. p. 41-44.
UFSCAR. Pró-Reitoria de Pós-Graduação lança projeto de equidade no acesso à pós-graduação. Diário da Reitoria, 15 fev. 2012. Disponível em: https://www.diariodareitoria.ufscar.br/?p=98. Acesso em: 15 jun. 2020.