Resumo

Referências

BRANDÃO, C. R. Pesquisar-Participar. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 9-17.

DUSSEL, E. El programa científico de investigación de Karl Marx. Ciencia funcional y crítica. In: DUSSEL, E. Hacia una filosofía política crítica. Bilbao: Ed Desclée de Brouwer, 2001. p. 279-301.

DUSSEL, E. Ética de la liberación en la edad de la globalización y de la exclusión. Madrid: Editorial Trotta, 1998.

DUSSEL, E. Introducción a la filosofía de la liberación. Bogotá: Editorial Nueva América, 1995.

FALS BORDA, O. Aspectos teóricos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 42-62.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

IBGE. Cidades. Panorama: população estimada em 2020 – Cambuquira, Minas Gerais. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/cambuquira/panorama. Acesso em: 20 set. 2020.

OLIVEIRA, M. W.; RIBEIRO JUNIOR, D.; SILVA, D. V. C.; SOUSA, F. R.; VASCONCELOS, V. O. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014a. p. 113-141.

OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; GARCIA MONTRONE, A. V.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014b. p. 29-46.

RIBEIRO JUNIOR, D. Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA). 2016. 230 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

RIBEIRO JUNIOR, D. Criação audiovisual na convivência dialógica em um grupo de dança de rua como processo de educação humanizadora. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.

SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM PRÁTICAS SOCIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS, 6., 2019, São Carlos. VI Seminário [...]. São Carlos: UFSCar, 2019.

SILVA, P. B. G. Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do limoeiro. 1987. 293 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1987.

YAMPARA HUARACHI, S. Cosmovivencia Andina. Vivir y convivir en armonía integral - Suma Qamaña. Bolivian Studies Journal/Revista de Estudios Bolivianos, v. 18, p. 1-22, 2011. Disponível em: http://bsj.pitt.edu/ojs/index.php/bsj/article/view/42/394. Acesso em: 20 set. 2020.

Acessar