Processos Formativos e Metodológicos do Pibid: Desafios e Possibilidade de Inserção do Tema Inclusão do Deficiente na Escola
Por Amanda Rezende Pereira (Autor), Andressa Sandrine Silva de Jesus (Autor), Diego Rodrigues de Araújo (Autor), Andreia Cristina Peixoto Ferreira (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho refere-se a uma análise acerca dos processos formativos e metodológicos doPIBID:desafios e possibilidades de inserção do tema da “Inclusão do deficiente na escola” no(Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) da área de Educação Física da UFG/Regional Catalão. Nesta análise buscou se realizar um diálogo com as experiências adquiridas pelos Pibidianos em um projeto de extensão, que trabalha com o esporte adaptado como forma de inclusão social. E este nos possibilitou reais condições para planejarmos aulas que trabalhem com a perspectiva de mostrar e conscientizara importância da inclusão da PD através da experimentação de elementos da cultura corporal voltadas para esse grupo de pessoas.Nosso objetivo foi investigar o significado e pertinência das práticas corporais como elementos da cultura corporal, buscando proporcionar a experiência de reflexão crítica no PIBID acerca dos processos de inclusão, pela via, por exemplo, da vivencia no esporte adaptado