Resumo

Neste trabalho parto de uma perspectiva pessoal de criação cênica a partir da exploração do papel Kraft pelo meu corpo, desde o despertar do meu interesse por este material, em 2020, até o momento atual. Utilizo o princípio da operatividade, conceito trazido pelo professor João Carlos (Chico) Machado, orientador do Grupo Insubordinado de Pesquisa, ao qual o  trabalho está conectado e onde atuo como pesquisadora-bolsista. Tal conceito atua tanto para desenvolver meu processo criativo, através de ações que são realizadas com e sobre o material em questão, quanto como ferramenta de análise do processo. Ao longo do texto, menciono para o leitor as imagens mentais surgidas através das experimentações práticas partindo da imaginação material, conceito proposto por Gaston Bachelard. Ao mergulhar no processo criativo ressalto a importância deste procedimento, não me guiando por um texto dramatúrgico previamente escolhido, mas experimentando uma outra maneira de criação em cena. Para além das ações e imagens mentais, o próprio material usado começa a tomar formas, que podem vir a se tornar cenografia, objeto cênico e figurino.

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