Processos de Validação de Um Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Tênis
Por Layla Maria Campos Aburachid (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 21, n 4, 2010.
Resumo
Descreve-se o processo de validação para a construção de um teste de conhecimento tático declarativo no tênis de campo utilizando-se cenas de vídeo de jogos em situação de definição do ponto. Seguiram-se os procedimentos psicométricos direcionados à validação teórica, verificando-se a validade de conteúdo e fidedignidade do teste através da objetividade de concordância entre o observador (CEO) e a validade ecológica. Além disso, implementou-se um gabarito de pontuação para o instrumento contendo as possíveis tomadas de decisões, bem como padronizou-se uma escala de relevância dos sinais perceptivos por item. Os resultados ilustram como cenas de jogos de tênis em situação de tomada de decisão podem se tornar itens validados com valores de concordância acima de 0,80. Iniciou-se o processo de validação a partir de 192 cenas de jogo, encerrando-se com a aprovação de 20 cenas (itens) para o teste de conhecimento tático declarativo no tênis (TCTD:TN).