Produção científica sobre o (a) treinador (a) esportivo (a): análise dos artigos publicados em periódicos brasileiros (2016-2023)
Por Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Ana Karla Rodrigues Pereira (Autor), Gustavo Sampaio Mariano de Brito (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
As investigações e produções científicas sobre o (a) treinador (a) esportivo (a) cresceram substancialmente nos últimos trinta anos, especialmente em países desenvolvidos de língua inglesa. No Brasil, esse crescimento também foi observado, porém de maneira mais tardia, e merece ser analisado, no sentido de registrar o perfil da produção existente e planejar a agenda de pesquisa nacional. Objetivo: Analisar as publicações sobre o (a) treinador (a) esportivo (a) em periódicos científicos brasileiros de Educação Física, no período de 2016 a 2023. Metodologia: A pesquisa possui abordagem qualitativa. A coleta e análise de dados foi realizada em três fases.: (1) seleção dos periódicos; (2) seleção dos artigos, utilizando as palavras-chave: treinador; treinadores; treinadoras; treinador esportivo; treinadores esportivos; e técnico esportivo, tendo referência o título, resumo e as palavraschave de cada artigo; e (3) análise e classificação dos artigos de acordo com: a) autoria; b) ano de publicação; c) tema da pesquisa; d) publicações por periódico; e) tipo de pesquisa; e f) instrumento/técnica de coleta. Resultados: Os resultados revelaram 91 artigos publicados sobre a temática dos (as) treinadores (as) esportivos (as) distribuídos em nove periódicos. A predominância das investigações foi sobre o pensamento (n=32), a formação e desenvolvimento profissional (n=30) e o comportamento dos (as) treinadores (as) (n=11), seguido pela categoria gênero (n=9). Considerando os aspectos metodológicos, as pesquisas de natureza qualitativa (n=74) foram predominantes, com ênfase para o uso da técnica de entrevista (n=52) e questionários (n=13). A maioria dos estudos estão centrados em universidades públicas das regiões Sul e Sudeste, evidenciando o protagonismo de pesquisadores (as) dessas instituições. Conclusões: A área amadureceu em relação a estudos anteriores, com constância nas publicações, mudança no perfil dos estudos e maior diversidade nas formas de investigar a atuação do (a) treinador (a).