Produção Científica Sobre o Ensino do Handebol na Educação Física Escolar
Por Tathyane Krahenbühl (Autor), Milena Louise Rodrigues Rosa (Autor), Stephania Melo Ferraz Amazonas (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Lucas Leonardo (Autor).
Em Corpoconsciência v. 22, n 3, 2018. Da página 74 a 85
Resumo
Esta pesquisa é uma revisão sistemática da literatura sobre o handebol em aulas de Educação Física escolar. No período de 10 anos (2008-2018) foram encontrados oito artigos sobre o tema em periódicos da área. Essas publicações têm origem, principalmente, nas regiões sul e sudeste do Brasil, com objetivos variados, como analisar propostas metodológicas de ensino, buscar informações sobre o desempenho de habilidades motoras ou evidências sobre o entendimento técnico-tático de escolares por meio da prática de jogos modificados e investigar a prática físico-esportiva de alunos dentro e fora da escola. Notamos assim, uma escassez de produção científica e uma lacuna sobre o ensino do handebol relacionado aos princípios educacionais propostos no ambiente escolar.
Referências
BARROSO, André Luís Ruggiero. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar. 2015. 305f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2018.
CASTRO, Jefferson Alexandre de; GIGLIO, Sérgio Settani; MONTAGNER, Paulo Cesar. O jogo no ensino do handebol: proposta de um plano de ensino pensado para a prática diária. Motriz, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2008.
CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe; MENDES, Rui Sousa. Estudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e tática. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 28, n. 1, p. 135-145, 2014.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.
COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido. Journal of physical education, v. 27, n. 1, p. 2709, 2016.
DA SILVA, Nadia Lima e colaboradores. A prática do handebol na cultura físico-esportiva de escolares do Rio de Janeiro. Movimento, v. 17, n. 4, p. 123-143, 2011.
DAÓLIO, Jocimar. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Journal of physical education, v. 9, n. 1, p. 111-115, 1998.
DE SOUZA ANDRES, Suélen; GOELLNER, Silvana Vilodre. Trajetórias esportivas de jogadoras de handebol e suas narrativas sobre ser profissional da modalidade. Movimento, v. 24, n. 2, p. 527-538, 2018.
FARRET, Edson Costa; TERRA, Dinah Vasconcellos; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em educação física. Pensar a prática, v. 19, n. 3, p. 653-664, 2016.
FENSTERSEIFER, Alex; SAAD, Michel Angillo; MORO, Antonio Renato Pereira. Futebol: uma investigação do estado do conhecimento das dissertações e teses produzidas no Brasil. Pensar a prática, v. 21, n. 2, p. 240-251, 2018.
FRAINER, Deivis Elton Schlickmann e colaboradores. Análise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemática. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 25, n. 1, p. 199-211, 2017.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 639-654, 2017.
GASPARI, Telma Cristiane e colaboradores. A realidade dos professores de educação física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista mineira de educação física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.
GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014.
GONÇALVES, Luiz Fernando e colaboradores. Mapeamento da produção do conhecimento sobre a modalidade do basquetebol nos periódicos brasileiros. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 461-475, 2017.
GONZALEZ, Fernando Jaime. O estudo do esporte na formação superior em educação física: construindo novos horizontes. Movimento, v. 10, n. 1, p. 213-229, 2004.
IMPOLCETTO, Fernanda Moreto e colaboradores. Educação física no ensino fundamental e médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários sistematização dos conteúdos da educação física. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 6, n. 1, p. 89-109, 2009.
KREBS, Rui Jornada e colaboradores. A contribuição da prática do handebol no desempenho das habilidades motoras amplas de escolares. Cinergis, v. 11, n. 2, p. 1-8, 2010.
KNIJNIK, Jorge Dorfman. Conceitos básicos para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem na iniciação à prática do handebol. Revista ludens–ciências do desporto, p. 75-81, 2004.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2006.
KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. Educação física e esportes na escola: revendo teorias e práticas. In: KUNZ, Elenor (Org.). Didática da educação física 4: educação física e esportes na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2016.
LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.
LEMES, Vanilson Batista e colaboradores. Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de educação física. Cinergis, v. 16, n. 4, p. 231-236, 2015.
LIBERATI, Alessandro e colaboradores. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS medicine, v. 6, n. 7, p. e1000100, 2009.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, v. 24, n. 39, p. 164-176, 2012.
MOREIRA, Tatiana Sviesk e colaboradores. O perfil da produção científica em língua portuguesa sobre o voleibol. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 119-135, 2017.
PINHO, Silvia Teixeira de e colaboradores. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz, v. 16, n. 3, p. 580-590, 2010.
SANTOS, Anderson Felix Santana; ZOBOLI, Fabio; DA SILVA, Renato Izidoro. O “atletismo” como tema da produção do conhecimento: uma análise em periódicos da educação física brasileira. Corpoconsciência, v. 20, n. 1, p. 11-26, 2016.
SILVA, Junior Vagner Pereira da; SILVA, Luiza Lana Gonçalves. Educação física nos anos finais do ensino fundamental em Campo Grande/MS. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 2, p. 22-31, 2015.