Resumo

Este estudo qualitativo investigou as produções do conhecimento científico referentes à dança na perspectiva educacional. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, selecionados pelos termos “dança e educação”, e na Plataforma Lattes, para informações sobre as publicações que traziam a dança nos títulos dos artigos completos publicados em periódicos no período de 2005 a 2010. Os resultados, analisados descritivamente por Análise de Conteúdo Temático, indicam a predominância de publicações sobre dança na área de Artes, seguida pelas de Educação e Educação Física. Seu potencial de intervenção vem sendo evidenciado e reconhecido em uma perspectiva educativa nos estudos focalizados, especialmente associando-se à transdisciplinaridade e à educação estética em interface com os contextos sociais, culturais e terapêuticos. Devido à sua complexidade e abrangência, o campo de estudos sobre a dança apresenta lacunas que ainda necessitam novos direcionamentos e discussões por parte do meio acadêmico.

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