Produção de Conhecimento em Prática Avaliativa do Professor de Educação Física Escolar: Análise das Escolhas Metodológicas
Por Luciene Farias de Melo (Autor), Maria Luiza de Jesus Miranda (Autor), Osvaldo Luiz Ferraz (Autor), Vilma Leni Nista Piccolo (Autor).
Resumo
Neste estudo objetivou-se investigar a produção de conhecimentos sobre a prática avaliativa (PA) de professores de Educação Física (EF) publicada em artigos nas décadas de 1990 a 2010, analisando as escolhas metodológicas, como: a abordagem de pesquisa, o delineamento; os instrumentos e o tipo de população pesquisada. A amostra, composta por 18 artigos, foi coletada nas bases de dados SCIELO, SIBRADID e EBSCO-SPORT DISCUS. O trabalho inclui a descrição e a categorização dos dados expostos em tabelas, analisados com métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados apontaram um restrito número de produções que abordam a PA do professor que abarquem com a complexidade do processo de avaliação nos diferentes níveis do Ensino Básico.