Resumo

O objetivo desta comunicação é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa sobre a produção do conhecimento sobre o lazer no Brasil, que faz parte de um esforço colaborativo mais amplo, envolvendo pesquisadores da Argentina, Colômbia, Venezuela, México e Uruguai. Nosso objetivo, nesse contexto, foi realizar uma análise das principais características deste modo de produção do conhecimento, identificando seus principais protagonistas, temas privilegiados e as influências e abordagens teóricas-metodológicas predominantes. O estudo analisa os artigos publicados na revista Licere ao longo da primeira década do século XXI (2000-2010). A Revista Licere é uma publicação periódica dedicada aos estudos do lazer, criada no ano de 1998 e editada, desde então, na Universidade Federal de Minas Gerais. É uma das poucas revistas acadêmicas da América Latina dedicada especificamente ao lazer. Sua existência relativamente longa, com mais de 30 fascículos publicados desde a sua criação, permite a visualização dos principais assuntos abordados por esta comunidade científica. Considerando a natureza multidisciplinar desta área de estudos, a eleição de um único corpus documental tende a oferecer uma visão parcial desta eclética especialidade. Mesmo assim, dada a relevância que a Revista Licere tem crescentemente assumido para uma parte dos pesquisadores dedicados aos estudos do lazer no Brasil, sua análise, articulada a conclusões de outros estudos sobre o assunto, tem o potencial de revelar aspectos importantes sobre este aspecto. Os dados já reunidos nos indicam, entre outras coisas, que esta produção tem privilegiado obras publicadas em livros como interlocutores privilegiados. Artigos publicados em periódicos respondem por aproximadamente 12% de todas as citações geradas pelos artigos publicados na Revista Licere no período considerado aqui. Curiosamente, nem os artigos publicados na própria Revista Licere parecem ser suficientemente assimilados pela comunidade como interlocutores para produção do conhecimento nessa área, o que pode comprometer seriamente suas possibilidades de desenvolvimento.

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