Produção de Conhecimento em Praxiologia Motriz no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
Por Natiele Follmann (Autor), Uriel Tolfo Zanini (Autor), Sabrine Damian Silva (Autor), Otávio Figueiró Dias (Autor), Anco Márcio Urach da Rosa (Autor), Eduardo Ivan Friedrich (Autor), Felipe Menezes Fagundes (Autor).
Resumo
O Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM) ao longo de sua história tem sido palco de relevante debate científico no Cenário Nacional. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a produção científica em Praxiologia Motriz (PM) realizada junto ao Grupo de Estudos Praxiológicos –GEP Brasil, produzidos em dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação Física do CEFD/UFSM no período de 2014 – 2019, totalizando 10 dissertações. Os resultados foram apresentados nos seguintes tópicos: a inserção nacional/internacional da produção; as características metodológicas das dissertações; conceitos da PM tratados nos estudos; e teorias e temas que têm sido articulados com a PM, bem como as principais contribuições. Os resultados evidenciam que as pesquisas se caracterizam por análises teóricas, com ênfase em análise praxiológica de práticas corporais. Constata-se a necessidade do Grupo aprofundar em estudos de intervenções pedagógicas bem como, articular este conhecimento com os princípios teóricos de teorias pedagógicas.