Resumo

Estudo bibliográfico de caráter quali-quantitativo que objetiva mapear a produção científica da Educação Física sobre atividade física adaptada, qualidade de vida e saúde para pessoas com deficiência, no período de 2011 a 2022. Analisa o perfil das publicações no que se refere ao ano de publicação, região geográfica, instituição, autores/as, público-alvo, temática e abordagem metodológica. O levantamento foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados apontam: 1) A predominância de publicações entre os anos de 2011 a 2016; 2) O Sudeste como a única região a produzir estudos sobre a temática; 3) A Universidade Estadual de Campinas como a instituição com maior número de publicações; 4) A qualidade de vida e a inserção das pessoas com deficiência na sociedade como foco central dos estudos; 5) A predominância de estudos qualitativos. Sugere-se ampliação de pesquisas de cunho experimental em diferentes estados e regiões brasileiras, com foco na interpretação dos benefícios da atividade física adaptada para a promoção da independência e da autonomia das pessoas com deficiência, como forma de enfrentamento às adversidades encontradas no cotidiano, produzidas por uma sociedade excludente.

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