Resumo

INTRODUÇÃO: A produção e difusão do conhecimento científico sobre formação de professores tem sido alvo de constante atenção de pesquisadores no âmbito nacional e internacional, principalmente no que tange ao trabalho junto de alunos com algum tipo de deficiência.
OBJETIVO: Identificar a produção de conhecimento bem como as contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (Unigepafa) acerca da formação de professores para atuações com pessoas com algum tipo de deficiência.
MÉTODOS: Realizou-se um relato de experiência. A distribuição da produção científica cujo foco foi Formação de Professores, revelou que das 88 produções (total), 34 (38,36%) foram com esta temática.
RESULTADOS: Os resultados apontaram as seguintes principais fragilidades: 1) na formação inicial: a disciplina específica não contribuiu com a formação; a disciplina específica com insuficiência de experiências com pessoas com algum tipo de deficiência; ausência de interlocução da disciplina específica com demais disciplinas do curso; escassa oferta de projetos de extensão. 2) na formação continuada: professores relatam participar esporadicamente em cursos para este fim; outros não possuem cursos algum para este fim; professores apontam os motivos para não realizarem formação continuada com este fim: desinteresse, distância dos locais de oferta, disponibilidade, situação financeira.
CONCLUSÃO: Evidenciamos que o Unigepafa apresentou um volume de produções significativas centradas na formação de professores ao longo de dez anos. Em suma, as pesquisas apontaram fragilidades no processo de formação inicial e continuada de professores de Educação Física, o que indica a necessidade de fomento e incentivos à pesquisa neste campo, de modo que a universidade seja o elo com a sociedade capaz de articular o conhecimento teórico com as praxis pedagógica em contextos reais, obtidos por meio de cursos de curta ou longa duração, rodas de conversa e eventos científicos.

Acessar