Produção de Rea Apoiada Por Mooc

Parte de Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas Políticas Públicas . páginas 193

Resumo

Introdução

Este capítulo trata de um estudo de caso de um curso sobre HTML desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG), que seguiu um modelo de cursos denominado MOOC - Massive Open Online Course.

O MOOC é um tipo de curso baseado na teoria de aprendizagem Conectivista, na qual não há limites de participantes, restrições de participação ou pré-requisitos, e que utiliza Recursos Educacionais Abertos (REA).

Vários cursos online abertos têm atraído um número expressivo de participantes, alguns ultrapassando mil alunos. Os cursos da Khan Academy e da Universidade de Stanford têm atraído atenção da mídia e possuem várias características em comum com as várias experiências de MOOC: sem limites de número de participantes, abertos e online. No entanto, há várias diferenças pedagógicas entre eles, que serão analisadas.

Tanto o MOOC quanto REA fazem parte de um contexto maior que os engloba, ou seja, o movimento da Educação Aberta, que visa tornar a educa- ção mais aberta e acessível para todos. Para que esse seja efetivo, é imprescindível o uso de REA. E o MOOC é um modelo de curso que pode ser mais eficaz dentro deste contexto. Assim, vários componentes e modelos abertos estão sendo construídos e continuamente testados para se alcançar uma Educação Aberta efetiva. 

Arquivo