Produção de Significados Para o Esporte Uma Contribuição
Por Gilberto Otávio Neto de Souza Portilho (Autor), Carlos Nazareno Ferreira Borges (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 26, n 1, 2021.
Resumo
Objetivos: O estudo objetiva compreender o esporte enquanto fenômeno, tomando recortes no debate acadêmico em âmbito nacional, utilizando contribuições do Modelo Teórico dos Campos Semânticos (MTCS). Método: Para alcançar tal objetivo utilizou-se uma ferramenta de citação da Plataforma Lattes (CNPq) para localizar referências para o esporte, como Bracht (1997), Kunz (1994), Tubino (2003), Assis de Oliveira (2010) e Borges e Furtado (2019). Resultados: Em seguida, foram utilizados os elementos do MTCS como categorias de análise, resultando em significados similares como reformulação e reinvenção, além de significados antagônicos como continuidade e ruptura. Conclusão: Deste modo, a discussão foi construída em torno das divergências e convergências presentes nos significados analisados, inferindo-se que esse Modelo possibilita uma nova forma de análise que permite uma compreensão diferenciada do fenômeno esportivo.
REFERÊNCIAS
BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; FURTADO, Renan Santos. A condição esportiva. Educação, Santa Maria, v. 44. Publicação contínua. Out. 2019.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R, (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
BRACHT, Valter. Educação física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física. Sup. 2, 1996, p.23-28. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: CEFD/UFES, 1997.
BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: Uma Introdução. Ijuí/SC, Unijuí, 2005.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Memória e Sociedade, 1992.
CARDOSO, Gabriel. O olimpismo: as bases de um pensamento universal. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 137-151, jan./jun. 2013
GUTTMANN, Allen. History of the modern games. Champaign: University of Illinois, 1992.
HENRIQUES, Marcilio Dias. Um Estudo Sobre a Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Área e Perímetro. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Juíz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Pós-graduação em Educação Matemática, Mestrado Profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora (MG) - setembro, 2011.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.
LINS, Rômulo Campos. O Modelo Teórico dos Campos Semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus et al (ORG.). Modelo dos Campos semânticos e educação matemática: 20 anos de história. São Paulo: midiograf, 2012.
LUCENA, Ricardo de Figueiredo. O Esporte na Cidade. Campinas: Autores Associados, 2000.
MELO, Victor Andrade de. História da educação física e do esporte no. Brasil: panorama e perspectivas. São Paulo: IBRASA, 1999.
MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 32 n. esp., 2016, pp. 1-10.
OLIVEIRA, Sávio Assis de. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, Chancela Editorial CBCE, 2001.
SANTOS, Luciane. Mulazani dos. Produção de significados para objetos de aprendizagem: de autores e leitores para a educação matemática. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal do Paraná, Linha de pesquisa Educação Matemática, Setor de Educação, 2007.
SILVA. Amarildo Melchiades da. Sobre a Dinâmica da Produção de Significados para a Matemática. 2003. 224 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista - Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro – SP. 2003.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
STIGGER, Marco Paulo. Educação Física, esporte e diversidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
TUBINO, Manoel José Gomes. Metodologia Científica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro, Shape, 2003.