Resumo

Estudo sobre a produção científica de mestres(as) e doutores(as) que atuam nos cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior (IES) do Maranhão (Brasil). O principal objetivo foi realizar um balanço da produção do conhecimento dos(as) professores(as) de educação física vinculados(as) aos cursos de graduação em Educação Física do estado. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica e documental, com análises orientadas por procedimentos metodológicos com base em uma “Matriz Epistemológica” que avalia a produção científica. As fontes privilegiadas foram teses e dissertações que forneceram informações para a caracterização da produção, levantamento das propriedades epistemológicas e as referências utilizadas, através da leitura e análise dos trabalhos encontrados e selecionados. Constatamos que a produção científica é centrada em poucas temáticas com maior incidência sobre atividade física e saúde. Outras áreas, tais como, inclusão, corpo e cultura, formação profissional e escola, são relacionadas diretamente aos objetos de estudo da educação física. Observamos, quanto às abordagens epistemológicas dos trabalhos, um cenário de polarização das pesquisas entre os vieses, empírico-analítico (46,4%) e crítico-dialético (39,3%). Os dados demonstram que os programas ainda preservam forte tradição nas abordagens orientadas pelos interesses técnicos de controle sobre os fenômenos estudados. Concluímos que há lacunas na lógica interna das pesquisas, suscitando a necessidade de maior atenção para formação do(a) pesquisador(a) com base em elementos epistemológicos.

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