Produção do Conhecimento em Educação Física: Reflexões Para Formação de Professores na UFRPE
Por Deborah Alexandra Silva de Barros Santos (Autor), Rebecca Karon Gonçalves de Oliveira (Autor), Marcilio Felix Ferreira (Autor), Andrea Carla de Paiva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Pensar a formação de professores significa considerá-la como um campo de disputa, seja no âmbito das políticas públicas educacionais ou da política instituída em seu lócus de formação, que é a universidade. Isto coloca a temática alvo de debates e estudos, que buscam explicar os interesses pelos rumos da formação docente. Diante disso, a área da Educação Física, atenta aos rumos da educação no Brasil e a par das questões legais, das teorias educacionais, pedagógicas e científicas, procura contribuir no processo educacional, nos debates acadêmicos desta área do conhecimento, e neste estudo buscou analisar a produção científica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Partimos do pressuposto de que a relação entre teoria e prática no processo de formação se estabelece a partir da pesquisa científica reconhecida e efetivamente realizada no contexto das disciplinas que fazem parte do currículo dos cursos. Contudo, a fragilidade progressiva que vem se constituindo sobre o modo de produção do conhecimento a partir das monografias de Educação Física (BRASILEIRO; PAIVA; AMARAL, 2014, p. 141-151), tem contribuído com o fosso, cada vez maior na formação profissional, produzindo realidades num saber fragmentado e desatualizado.