Resumo

INTRODUÇÃO 

Pensar a formação de professores significa considerá-la como um campo de disputa, seja no âmbito das políticas públicas educacionais ou da política instituída em seu lócus de formação, que é a universidade. Isto coloca a temática alvo de debates e estudos, que buscam explicar os interesses pelos rumos da formação docente. Diante disso, a área da Educação Física, atenta aos rumos da educação no Brasil e a par das questões legais, das teorias educacionais, pedagógicas e científicas, procura contribuir no processo educacional, nos debates acadêmicos desta área do conhecimento, e neste estudo buscou analisar a produção científica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Partimos do pressuposto de que a relação entre teoria e prática no processo de formação se estabelece a partir da pesquisa científica reconhecida e efetivamente realizada no contexto das disciplinas que fazem parte do currículo dos cursos. Contudo, a fragilidade progressiva que vem se constituindo sobre o modo de produção do conhecimento a partir das monografias de Educação Física (BRASILEIRO; PAIVA; AMARAL, 2014, p. 141-151), tem contribuído com o fosso, cada vez maior na formação profissional, produzindo realidades num saber fragmentado e desatualizado.

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