Produção do Conhecimento Sobre Educação Física Escolar no Brasil
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Uirá de Siqueira Farias (Autor), Valdilene Aline Nogueira (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Esse resumo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa que possui como objetivo mapear a produção do conhecimento sobre a Educação Física Escolar (EFE) no Brasil na última década. Realizar este estudo pode permitir compreender o impacto das mudanças nas políticas educacionais que ocorreram nesse espaço temporal, seja na formação inicial e continuada de professores do componente curricular (SOUZA NETO et al., 2016), na prática pedagógica dos docentes que atuam na Educação Básica (MALDONADO et al., 2018), na elaboração de propostas curriculares (BOSCATTO; DARIDO, 2017) e na publicação da Base Nacional Comum Curricular (NEIRA, 2018). Nesse contexto, é extremamente importante compreender o estado da arte das publicações sobre a EFE no Brasil para que os pesquisadores possam analisar esse diagnóstico e, a partir disso, pensar em novas problemáticas para as suas pesquisas.