Resumo

O presente estudo objetiva mapear a produção de conhecimento sobre gênero a partir da analise de 1437 monografias produzidas no final dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, de uma universidade pública em Goiás/Brasil, entre os anos de 1994 e 2017, assim como os Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de ambos os cursos. O levantamento mostrou que somente 25 (1,74%) monografias abordavam as temáticas de gênero, tratadas em diferentes contextos: esportivo (11), escolar (4), das lutas (4), de formação e pesquisa (3) e de outras práticas corporais (2). As análises indicam uma maior produção sobre gênero dentro do contexto esportivo, sobretudo, no futebol, denunciando a discriminação sofrida pelas mulheres nessa modalidade. Mostram, ainda, que é preciso colocar em suspeição as “verdades” de pensamentos que marcam historicamente a condição desigual entre homens e mulheres nas práticas corporais e esportiva, sendo a formação inicial e continuada um meio potente para (re-des)construir linguagens de preconceito e discriminação no campo da Educação Física. 

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