Produção do Conhecimento Sobre Políticas Públicas de Lazer no Brasil Análise em Base de Dados Multidisciplinar
Por Bruno David Rodrigues Neca (Autor), Daniella Tschöke Santana (Autor), Simone Rechia (Autor).
Resumo
A produção acadêmica no campo do Lazer é uma área de conhecimento que contribui para o desenvolvimento de políticas públicas. Assim, este artigo como objetivo investigar a produção científica sobre Políticas Públicas de Lazer, no contexto brasileiro, a partir de uma base de dados multidisciplinar. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática e análise bibliométrica, a partir do repositório digital Scopus (Elsevier) e o programa VOSViewer para análise. Constatou-se que as principais pesquisas e periódicos no campo selecionado, na área das Ciências Sociais, são derivadas do subcampo da Educação Física. De maneira geral, os artigos que tratam do subtema categorizado “programas” de lazer, discutem sobre as desinvestimento e descontinuidades em tais políticas públicas; e sugerem mais investimento na formação dos agentes, em todo ciclo político, ampliando a compreensão do lazer na política e na sociedade.
Referências
ALMEIDA, N. T. de; SILVA, D. A. M. da. O planejamento do “Recreio nas Férias” na cidade Paulista de Americana. Motriz, Rio Claro, v.18 n.2, p.401-413, abr./jun. 2012.
Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980-65742012000200020&script=sci_arttext. Acesso em 01 abr. 2020.
ALVES, C. et al. Lazer, políticas públicas não governamentais e estudos conceituais, na revista Licere. Journal of Physical Education, v. 23, n. 2, p. 239-249, 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000200008. Acesso em 01 abr. 2020.