Produção do Conhecimento Sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras na Educação Física Escolar
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), P. B. A. Vieira (Autor), F. B. El Khouri (Autor), E. D. S. Freire (Autor).
Resumo
Durante a década de 1980, inúmeros pesquisadores evidenciaram a necessidade de transformar a forma como as aulas de Educação Física eram aplicadas nas escolas. Nas décadas seguintes, alguns estudiosos da área têm elaborado diferentes propostas, estimulando a construção de práticas pedagógicas inovadoras. Influências deste movimento acadêmico podem ser percebidas na prática pedagógica construída por professores, algumas delas descritas em pesquisas publicados. O objetivo desse estudo foi identificar práticas pedagógicas inovadoras aplicadas nas aulas de Educação Física Escolar, apresentadas na publicação científica da área. Para atingir o objetivo foi analisada a produção do conhecimento em Educação Física no período de janeiro de 1975 a outubro de 2013 e incluiu artigos que analisaram o cotidiano escolar durante as aulas de Educação Física publicados na versão online de periódicos nacionais da área da Educação Física e da Educação presentes nos estratos de A1 a B5 do WebQualis do Triênio 2010-2012. Foram consultados 63 periódicos científicos e selecionados os estudos que apresentavam no título ou nas palavras-chave os seguintes descritores: educação física; escola; currículo; e cotidiano. Foram identificados 697 artigos que discorriam sobre a Educação Física Escolar e após leitura dos resumos, os estudos que tratavam de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Física foram selecionados. A inovação pedagógica foi considerada quando os docentes de Educação Física investigados ministraram as suas aulas com conteúdos diversificados da cultura corporal de movimento e desenvolveram metodologias de ensino diferentes daquelas orientadas pelo paradigma técnico profissionalizante. Foram analisados 122 artigos e identificadas as seguintes categorias relacionadas com práticas pedagógicas inovadoras: temas da Educação Física escolar (jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas, circo, e conhecimento do corpo) em 58 artigos; sistematizações de currículos em diferentes contextos educacionais em 24 artigos; recursos didáticos que podem ser utilizados durante as aulas de Educação Física na escola em 14 artigos; práticas pedagógicas relacionadas com as dimensões dos conteúdos em sete artigos; características do professor de Educação Física inovador em cinco artigos; práticas pedagógicas interdisciplinares em cinco artigos; planejamento participativo em três artigos; Educação Física e saúde em dois artigos; e professor reflexivo, Educação Física e projeto político pedagógico, Educação Física e relação de gênero, Educação Física e projetos educacionais com um artigo em cada uma dessas categorias. Concluímos que a literatura científica da Educação Física demonstrou que em muitos contextos educacionais já existem práticas pedagógicas inovadoras, embora o paradigma esportivista e da aptidão física ainda esteja muito presente na formação dos futuros professores de Educação Física e nas práticas pedagógicas realizadas no cotidiano escolar.