Resumo

Durante a década de 1980, inúmeros pesquisadores evidenciaram a necessidade de transformar a forma como as aulas de Educação Física eram aplicadas nas escolas. Nas décadas seguintes, alguns estudiosos da área têm elaborado diferentes propostas, estimulando a construção de práticas pedagógicas inovadoras. Influências deste movimento acadêmico podem ser percebidas na prática pedagógica construída por professores, algumas delas descritas em pesquisas publicados. O objetivo desse estudo foi identificar práticas pedagógicas inovadoras aplicadas nas aulas de Educação Física Escolar, apresentadas na publicação científica da área. Para atingir o objetivo foi analisada a produção do conhecimento em Educação Física no período de janeiro de 1975 a outubro de 2013 e incluiu artigos que analisaram o cotidiano escolar durante as aulas de Educação Física publicados na versão online de periódicos nacionais da área da Educação Física e da Educação presentes nos estratos de A1 a B5 do WebQualis do Triênio 2010-2012. Foram consultados 63 periódicos científicos e selecionados os estudos que apresentavam no título ou nas palavras-chave os seguintes descritores: educação física; escola; currículo; e cotidiano. Foram identificados 697 artigos que discorriam sobre a Educação Física Escolar e após leitura dos resumos, os estudos que tratavam de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Física foram selecionados. A inovação pedagógica foi considerada quando os docentes de Educação Física investigados ministraram as suas aulas com conteúdos diversificados da cultura corporal de movimento e desenvolveram metodologias de ensino diferentes daquelas orientadas pelo paradigma técnico profissionalizante. Foram analisados 122 artigos e identificadas as seguintes categorias relacionadas com práticas pedagógicas inovadoras: temas da Educação Física escolar (jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas, circo, e conhecimento do corpo) em 58 artigos; sistematizações de currículos em diferentes contextos educacionais em 24 artigos; recursos didáticos que podem ser utilizados durante as aulas de Educação Física na escola em 14 artigos; práticas pedagógicas relacionadas com as dimensões dos conteúdos em sete artigos; características do professor de Educação Física inovador em cinco artigos; práticas pedagógicas interdisciplinares em cinco artigos; planejamento participativo em três artigos; Educação Física e saúde em dois artigos; e professor reflexivo, Educação Física e projeto político pedagógico, Educação Física e relação de gênero, Educação Física e projetos educacionais com um artigo em cada uma dessas categorias. Concluímos que a literatura científica da Educação Física demonstrou que em muitos contextos educacionais já existem práticas pedagógicas inovadoras, embora o paradigma esportivista e da aptidão física ainda esteja muito presente na formação dos futuros professores de Educação Física e nas práticas pedagógicas realizadas no cotidiano escolar.

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