Integra

Editorial RBCM 24(4), 2016  

O número 4, do 24º volume da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, traz em sua composição 20 artigos que abordam diversos temas afetos a Educação Física, como: desordem coordenativa, biomecânica, desempenho motor, bullying, estresse, aspectos táticos e técnicos do futebol, inatividade física, voleibol, academia da cidade, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), técnicas avançadas de formação de tenistas, paralimpismo, lazer, corpo, epistemologia, esportes de combate, representações femininas e crônica esportiva, pluralismo metodológico e treinamento pliométrico. Esse conjunto teve como população, grupos de crianças, adolescentes, homens e mulheres, dentre eles, tenistas, universitários, trabalhadores terceirizados e acadêmicos de Educação Física.

Para chegar ao estágio final do processo de trabalho que culmina nesta publicação, foi necessário o envolvimento de 87 pesquisadores(as), vinculados(as) a Instituições de Ensino Superior localizadas em diferentes regiões do país - Sudeste (36), Sul (23), Nordeste (13), Norte (5) e Centro Oeste (4). Além de pesquisadores(as) nacionais, colaboraram com este número também pesquisadores(as) internacionais, da Austrália (1), Espanha (1), Portugal (3) e Reino Unido (1).

Além do árduo envolvimento dos(as) autores(as) no desenvolvimento das pesquisas e elaboração dos manuscritos, destacamos a participação neste complexo processo editorial dos editores-chefes responsáveis por selecionar os artigos e encaminhá-los aos(às) editores(as) juniores e editores(as) de área; dos(as) editores(as) juniores, responsáveis pelo primeiro estágio de avaliação, a análise de atendimento as normas do periódico; dos(as) editores(as) de seção, que acionados(as) após a avaliação de normatização, se encarregaram em designar o artigo para apreciação de dois (duas) pareceristas, acompanhar o processo de avaliação e, substanciado pelos pareceres, tomar uma decisão sobre a publicação ou arquivamento do manuscrito; dos(as) avaliadores(as), pesquisadores(as) voluntários(as) que, gentilmente corroboraram emitindo sua avaliação sobre os artigos que lhes foram designados; dos(as) editores(as) de layout, responsáveis pela organização visual e finalização do artigo para a disponibilização on-line na plataforma SEER.

A equipe de editores(as) da RBCM tem buscado constantemente aprimorar seu atendimento à comunidade acadêmica/científica. Porém, nos últimos meses, temos recebido um acentuado número de submissões, o que, por um lado muito nos honra, e por outro, nos imprime um grande desafio, o de atender a comunidade acadêmica com a maior agilidade possível, exigindo da equipe editorial um planejamento estratégico para corresponder a demanda existente, o que vem sendo feito com a inserção da avaliação de atendimento as normas no primeiro mês de submissão e a ampliação do corpo de editores de seções. A fim de melhor qualificar o periódico, com futuras indexações em novas bases de dados, esforços também têm sido realizados para a internacionalização da RBCM por intermédio de parcerias com pesquisadores (as) de outros países, tanto por intermédio de publicações quanto através da atuação destes como pareceristas.

Contudo, além desses esforços e ações desenvolvidas pela equipe editorial, se faz necessária a conscientização da comunidade acadêmica, pois o futuro da revista encontra-se intimamente ligado a todos(as) que dela fazem uso, seja como leitores(as), autore(as)s e avaliadore(as), vez que, sem submissões de artigos não conseguiremos compor os números das edições; sem pesquisadores(as) disponíveis para apreciar os textos submetidos não conseguiremos concluir a análise das submissões confiadas ao periódico; sem leitores(as) interessados(as) em consumir as publicações veiculadas pelo periódico, o produto final perde seu sentido.

Diante do exposto, para lograr êxito neste desafio, convidamos os(as) pesquisadores(as) doutores(as) das mais diversas subáreas e temáticas relacionadas a Educação Física a participarem deste desafio, e colaborarem com o fortalecimento da RBCM. Sejam nossos(as) parceiros(as) sempre que designados(as) a emitirem pareceres, pois futuros avanços no periódico, certamente será uma vitória de todos(as), trazendo significativos benefícios, sobretudo à Educação Física através da produção e divulgação do conhecimento.

Saudamos a todos e todas que vêm fazendo parte deste importante processo coletivo e desejamos uma ótima leitura dos trabalhos veiculados por este número. Que estes artigos sejam objeto de apreciação crítica, proliferação de questionamentos e que alimentem experiências futuras de ensino, extensão e pesquisa.

Saudações acadêmicas.

Prof. Dr. Junior Vagner Pereira da Silva Prof. Dr. Jonato Prestes Editores

Acessar Arquivo