Resumo

O objetivo do estudo foi mapear e discutir a produção acadêmica sobre o handebol nos diferentes campos de conhecimento da Educação Física, especialmente o da subárea pedagógica. Realizou-se uma pesquisa do tipo estado da arte, em 10 periódicos nacionais e tradicionais da área da Educação Física, no recorte temporal de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Os resultados indicaram que de 4.885 artigos publicados, 37 se relacionam com o handebol. Constatou-se a predominância da subárea pedagógica, seguida pela biodinâmica e pela sociocultural. Observou-se uma lacuna a partir das pesquisas analisadas, referente à abordagem do ensino do handebol em aulas de Educação Física escolar segundo as particularidades desse meio, mesmo com predomínio de estudos na subárea pedagógica.

Referências

AGUILAR, Óscar Gutiérrez. Analysis of scientific prodution in handball in journals of web science. Revista de Ciencias del Deporte, v.10,n.2, p.77-88, 2014.

ALVARENGA, Caroline. Rodrigues.; HAZIME, Fuad Ahmad; COSTA, Carlos Augusto Alves; SILVA, Cristiano Sales; SILVA, Baldomero Antonio Kato; CARDOSO, Vinícius Saura. Relação entre força dos músculos rotadores do ombro e capacidade ativação do músculo transverso abdominal em atletas de handebol. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 36, n. 3, p. 679-684, 2014.

ALVES, Thiago Candido; BARBOSA, Luis Fabiano; PELLIGRINOTTI, Idico Luiz. Características fisiológicas do handebol. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. Especial, p. 59-71, jul. 2008.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

ANGELUCCI, C. B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R.; PATTO, M. H. S. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 30, n. 1, p.51-72. Jan/abri, 2004.

ANTUNES, Fabia Helena Chiorboli; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho; BIGOTTI, Stefano; TOKUYOCHI, Jorge Hideo; TANI, Go; BRASIL, Fernanda Kundrat; ANDRÉ, Mauro. Um retrato da pesquisa brasileira em Educação Física escolar: 1999-2003. Motriz, Rio Claro, v.11 n.3 p.179-184, set./dez. 2005.

LOPEZ, Luiza Azevedo; SILVEIRA, Raquel; STIGGER, Marco Paulo. O campo da Educação Física visto a partir da produção acadêmica sobre o voleibol. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 38, n. 3, p. 235-242, 2016.

BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2. trim. 2009.

BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, p. 105-115, dez. 2011.

BETTI, Mauro. Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar. Motriz, São Paulo, v.7, n.2, p.125-129, jul./dez. 2001.

BORGES, Mariane; SILVA, Anselmo Athayde Costa; FARIA, Fernando Rosch; GODOY, Priscila Samora; CALEGARI, Décio Roberto; ARAÚJO, Paulo Ferreira; GORLA, José Irineu. Handebol em cadeiras de rodas: fundamentos da modalidade. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. 3, p. 195-212, jul./set. 2015.

BRACHT, Valter. Educação Física/Ciências do esporte: que Ciência é Essa?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 14, n. 3, p. 111- 118. 1993.

BRACHT, Valter. et al. Educação Física Escolar como tema da produção de conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 11-34, abr./jun. 2011.

BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; ROCHA, A. D. C. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. 2. ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, Terceiro e Quarto Ciclos / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/documentos/bncc-2versao. revista.pdf. Acesso em: 20/01/2017.

CANCIGLIERI, Paulo Henrique; MELARI, Leila Felicio; PINHEIRO, Priscila Ubiali. Handebol: Processo pedagógico e especialização precoce. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 79-82, 2008.

CASTRO, Jefferson Alexandre; GIGLIO, Sérgio Settani; MONTAGNER, Paulo Cesar. O jogo no ensino do handebol: proposta de um plano de ensino pensado para a prática diária. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 67- 73, jan./mar. 2008.

CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe. Utilização dos jogos reduzidos no ensino do handebol: a influência nas ações táticas. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. 2, p. 66-76, maio/ago. 2012.

CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe; MENDES, Rui Sousa. Estudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e tática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 135-45, jan./mar. 2014.

CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe; MIRANDA, António; MENDES, Rui Sousa. Jogos reduzidos no handebol: Efeitos na percepção subjetiva de esforço. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 53-64, jul./dez. 2014.

COSTA, Juliana Miranda; MASSA, Marcelo. O processo de detecção e seleção de talentos no handebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 2, p. 85-93. 2006.

COSTA, Sirley Terezinha Golemba. O imaginário do professor sobre o uso das tecnologias educativas: pressupostos para uma proposta de formação. 2010. 255 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010 Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=1774. Acesso em: 9 jun. 2017.

CUNHA, Ana Filipa Vasquez Paulo; ESTRIGA, Maria Luísa Dias; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro; Fontes do conhecimento percebidas pelos treinadores: estudo com treinadores de handebol da 1ª divisão de seniores masculinos de Portugal. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 917-940, jul./set. 2014.

DAVIES, P. Revisões sistemáticas e a Campbell Collaboration. In: THOMAS, G. et al. Educação baseada em evidências: atualização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 31-43.

DELLAGRANA, Rodolfo André; SILVA, Michael Pereira; SMORALEK, André de Camargo; BOZZA, Rodrigo; NETO, Antonio Stabelini; CAMPOS, Wagner. Composição Corporal, maturação sexual e desempenho motor de jovens praticantes de handebol. Motriz, Rio Claro, v.16 n.4 p.880-888, out./dez. 2010.

FERREIRA, Norma Sandra De Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, abr. 2002.

FERREIRA, Rodrigo D’Alonso. Demandas Fisiológicas do handebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 73-82, 2010.

FORTES, Milena de Oliveira; AZEVEDO, Mario Renato; KREMER, Marina Marques; HALLA, Pedro Curi. A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista da Educação Física/UEM, v. 23, n. 1, 1. trim. 2012, p. 69-78, 2012.

GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v.25, p. 01-40, 2014.

GONZALÉS, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória:UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GREGO, Pablo Juan; MORALES, Juan Carlos Perez; ABURACHID, Layla Maria Campos; SILVA, Schelyne Ribas. Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva – TCTP:OE. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 313-24, abr./jun. 2015.

HAAG, Hebert. Theoretical Foundation of Sport Science as a Scientific Discipline. Schorndorf: Hofmann, SportStudies, n.6, ICSSPE, 1994.

HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; ANEZ, Ciro Romélio Rodriguez. Observação dos níveis de atividade física, contexto das aulas e comportamento do professor em aulas de educação física do ensino médio da rede pública. Revista Brasileira de atividade física & saúde, Londrina, v. 12, n. 3, p. 21-30, set./dez. 2007.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. O “Estado da Arte” do voleibol e do voleibol na escola. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 24, n. 4, 2016.

JUNIOR HESPANHOL, Luiz Carlos; GIROTTO, Natalia; ALENCAR, Tiago Novato; LOPES, Alexandre Dias. Principais gestos esportivos executados por jogadores de handebol. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 727-739, jul/set. 2012.

KRAHENBÜHL, Tathyane; et al. Produção científica sobre o ensino do handebol na educação física escolar. Corpoconsciência, v.22, n.3, p.74-85, 2018.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, n. 39, p. 164-176, dez. 2012.

MAÇUSSA, Luís; FRAGOSO, Isabel. Do talento ao alto rendimento: Indicadores de acesso à excelência no handebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 483- 91, out./dez. 2010.

MANOEL, Edson de Jesus; CARVALHO, Yara Maria. de. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, mai./ago. 2011.

MARCHETTI, Paulo Henrique; ORSELLI, Maria Isabel V.; MARTINS, Lúcio M. S.; DUARTE, Marcos. Effects of a full season on stabilometric Parameters of team handball elite athletes. Motriz, Rio Claro, v. 20, n. 1, p. 71-77, jan./mar. 2014.

MAGRIN, Natalia Papacídero; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; MOREIRA, Wagner Wey. Formação profissional em educação física: estado da arte1. Revista Kinesis , v. 2,n.32,p. 117-128, 2014.

MAZZOTTI, A. J. A. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.

MENDONÇA, Marcela Teixeira; HONDA, Rogério; MASSA, Marcelo; UEZU, Rudney. Formação e desenvolvimento de talentos esportivos no handebol masculino. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 1, p. 125-135, 2007.

MENEZES, Rafael Pombo. Das situações de jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz, Rio Claro, v.17 n.1, p. 39-47, jan./mar. 2011.

MENEZES, Rafael Pombo. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações metodológicas acerca da categoria cadete. Revista Pensar a prática, v. 13, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2010.

MENEZES, Rafael Pombo; FREIRE, Vitor Daronco; BOFF, Leonardo Cordeiro. Possibilidades Pedagógicas: 3:3 handebol mediante o jogo do pivô. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 4, p. 69-90, out./dez. 2014.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMOURA, Myrian. O ensino do handebol na categoria infantil a partir dos discursos de treinadores experientes. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 463-477, abr./jun. 2015.

MENEZES, Rafael Pombo; MORATO, Márcio Pereira; REIS, Heloisa Helena Baldy. Análise do jogo de handebol na perspectiva de treinadores experientes: categorias de análise ofensivas. Revista de Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 1, p. 11-20, 1 trim. 2015.

MENEZES, Rafael Pombo; REIS, Heloisa Helena Baldy. Relação entre eficácia defensiva e elementos técnico-táticos do handebol a partir dos discursos de treinadores experientes. Revista de Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 4, p. 513-526, 4 trim. 2014.

MENEZES, Rafael Pombo; REIS, Heloisa Helena Baldy. Análise do jogo de handebol como ferramenta para sua compreensão técnico-tática. Motriz, Rio Claro, v.16 n.2 p.458-467, abr./jun. 2010.

MENEZES, Rafael Pombo; REIS, Heloisa Helena Baldy; FILHO, Hugo Tourinho. Ensino – aprendizagem – treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete, juvenil. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 261-173, jan./mar. 2015.

MENEZES, Rafael Pombo; SOUSA, Maria Suélia dos Santos; BRAGA, José Werley Carvalho. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol para categorias mirim em instituições não formais de ensino: concepções metodologias. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 49-69, maio/ago. 2011.

MILANI, M. L. C. A presença das tecnologias educacionais no currículo dos cursos de licenciatura em matemática. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=2594. Acesso em: 5 dez. 2017.

MINISTÉRIO DO ESPORTE. Diagnóstico Nacional do Esporte - Caderno I, 2015. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/diesporte/. Acesso em 29 de novembro de 2016.

MODOLO, Felipe; BELTRAMINI, Lucia; MENEZES, Rafael Pombo. Revisão sistemática sobre o processo de ensino e de análise do goleiro de handebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(3), 234-251, 2018.

NOGUEIRA, Maurício Quian; VECCHIO, Fabrício Boscolo Del. Efeitos de treino de flexibilidade e força funcional na precisão em teste de handebol. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. Especial, p. 111, jul. 2008.

NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: Bernadete Santos Campello; Beatriz Valadares Cendón; Jeannete Marguerite Kremer. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte, MG: UFMF, 2000.

OLIVEIRA, Ana Carolina Santana; MUNSTER, Mey de Abreu van; Análise da evolução de habilidades motoras relacionadas aos fundamentos do Handebol em Cadeiras de Rodas. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 21, n. 1, p. 139-150, 2013.

ONTAÑÓN, Teresa; DUPRAT, Rodrigo; BORTOLETO, Marco Antonio. Educação Física e atividades circenses:“o estado da arte”. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 18, n. 2, p. 149–168, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/22960/. Acesso em 5 de fev. de 2018.

PAES, Roberto Rodrigues. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. Ulbra, 2001.

PASKA, V.; MIRANDA, M.; RESENDE, H. Analysis of the thematic and theoretical-methodological trends in the scientific production on handball from the 90s on. FIEP Bulletin. v.76 (Special Edition), 103-105, 2006.

PICHETH, Fabiane Maria. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: http://www.pucpr.br/biblioteca/index.php?menuid=5. Acesso em: 16 de nov. de 2016.

PINHEIRO, R. B. As representações sociais do projeto Ler e Pensar. 2012. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/ tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2395. Acesso em : 11 jun. 2017.

PIRES, Daniel Alvarez. FLORES, Lucinar Jupir Forner; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Situações de jogo causadoras de estresse de categorias de base de handebol: Uma abordagem cross-cultural. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. Especial, p. 463-476, jul. 2008.

PRIETO, Jaime; GÓMEZ, Miguel Ángel; SAMPAIO, Jaime. A bibliometric review of the scientific production in handball. Cuadernos de Psicología del Deporte, 15(3), 145-154, 2015.

REIS, Heloísa Helena Baldy; CASTELLANI, Rafael Moreno. Caracterização dos cursos de handebol nas instituições de ensino superior públicas. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. 2, p.103-120, maio/ago. 2012.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES. Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610, jul.set. 2009.

RICCI, Giuliano Salera; REIS, Heloisa Helena Baldy; MENEZES, Rafael Pombo; DECHECHI, Clodoaldo José; RAMARI, Cintia. Avaliação da aprendizagem do handebol por jovens entre 11 e 14 anos a partir do método situacional. Revista Pensar a prática, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2011.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarílis Oliveira; RICCI, Christiano Streb; DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física escolar no Ensino Médio: analisando o Estado da Arte. Revista Brasielira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, p. 353–369, 2014.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões, Campinas, v.9, n.2, p.110-32, 2011.

SANTOS, Petrus Gantois Massa Dias; MELO, Thamara Thais Santos; OLIVEIRA, Gledson Tavares de Amorim; CARVALHO, Paulo Roberto Cavalcanti. Somatótipo, composição corporal e capacidades físicas em atletas de voleibol e handebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 42-52, jul./dez. 2014.

SCAGLIA, Alcides José. Novas tendências em pedagogia do esporte. In: BABINO, H. F. Inteligências Múltiplas- Uma experiência em pedagogia do esporte e da atividade física no SESC São Paulo. São Paulo: Edições SESC, 2014.

SILVA, Nadia Lima; FERREIRA, Marcos Santos; PASKO, Vanessa Cerqueira; RESENDE, Helder Guerra. A prática do handebol na cultura físico-esportiva de escolares do Rio de Janeiro. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 123-143, out./dez. 2011.

TELES, Nélio; VOLOSSOVITCH, Anna. Influências da variáveis contextuais no desempenho das equipes nos últimos 10 minutos do jogo de handebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 177-87, abr./jun. 2015.

UEZU, Rudney; AMARAL, Renata Macário Vieira; PAES, Fernando de Oliveira; MASSA, Marcelo. Critérios para seleção de talentos esportivos no handebol masculino. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 3, p. 71-78, 2008.

VASQUES, Daniel Giordani; MAFRA, Luiz Fernando; GOMES, Bruno Antonio; LOPES, Adair Da Silva. Comparação de características morfológicas por posição defensiva de jogo de atletas de handebol do Brasil. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 16, n. 1, p. 13-20. 2008.

VASQUES, Daniel Giordani; MAFRA, Luiz Fernando; GOMES, Bruno Antonio; FRÓES, Marcelo Queiróz; LOPES, Adair Da Silva. Características Morfológicas por posição de jogo de atletas masculino de handebol do Brasil. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 41-49, 1 trim. 2008.

VENTORIN, S. Encontros nacionais de didática e prática de ensino: documentos de identidade do professor. In: SILVA, A. M. M.; MACHADO, L. B.; MELO, M. M. O.; AGUIAR, M. C. C. A. (organizadores). Educação formal e não-formal, processos formativos, saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Recife: ENDIPE, 2006.

WILLIAMS, A. Mark; HODGES, Nicola J. Practice, instruction and skill acquisition in soccer: Challenging tradition. Journal of Sports Sciences, v. 23, n. 6, p. 637–650, 2005.

Acessar