Integra

CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA - PROEF

Contextualização institucional e regional da proposta

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro. Além de Rio Claro, a UNESP oferecerá o curso nos campus de Bauru e Presidente Prudente.

Este curso tem como objetivo de, a médio prazo, incrementar a formação do professor de Educação Física do ensino básico em todo o país. Trata-se de uma forma de atuação consistente com os objetivos da LDB, que incluem estimular a melhoria do ensino em todos os níveis. O Programa visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.

A UNESP – Rio Claro  é a proponente e organizadora desse programa. Essa IES tem vasta experiência anterior com programas de mestrado e doutorado acadêmico com sucessivas avaliações positivas. São dois programas: 1- Ciências da Motricidade que obteve a nota 6, na área 21 da Capes; 2- o Programa de Desenvolvimento Humano e Tecnologias que obteve a nota 5, na área Interdisciplinar.  Resultados da última avaliação trienal.

O PROEF é constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior que atendem aos seguintes requisitos de credenciamento:

- ter corpo docente adequado e compatível para a oferta regular do curso com, no mínimo, 3 (três) docentes com titulação de doutor que atendam aos critérios de produção para integrar o núcleo de permanentes;

- dispor de infra-estrutura adequada para a oferta regular do curso, apresentando claramente biblioteca(s), laboratórios e ferramentas de ensino a distância compatível com o número de vagas a ser ofertado;

- apresentar adesão formal do dirigente máximo da instituição ou representante legalmente constituído garantindo as condições plenas de funcionamento do curso. 

Regimento Geral: http://cev.org.br/biblioteca/mestrado-profissional-em-educacao-fisica-em-rede-nacional-proef/