Resumo
Esse trabalho tematiza a Natação como proposta pedagógica na Educação Física escolar no Ensino Fundamental Anos Iniciais em escola pública. A Natação como proposta curricular na Educação Física escolar ainda é uma realidade para poucas escolas em nosso País. Tal evidência está mais presente em escolas de tempo integral, que é o caso da escola onde foi desenvolvida a pesquisa. Mesmo que há muito tempo se tem pensado em uma educação de tempo integral, o número de escolas nesse formato é pequeno em relação ao número de escolas de educação básica no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e avaliar o ensino Natação como proposta curricular na Educação Física escolar em uma escola de Tempo Integral. A proposta apresentada na presente pesquisa tem como finalidade oferecer o ensino da natação através de atividades lúdicas e pedagógicas, fugindo das propostas tradicionais de ensino através de gestos mecânicos e repetitivos voltados para o esporte de rendimento e para o aprendizado dos quatro nados. Para tanto, realizamos um estudo sobre os seguintes eixos: Educação em Tempo Integral, Ensino Fundamental 1, Educação Física escolar e Natação Escolar como proposta pedagógica. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos dos 1º Anos do Ensino Fundamental 1 da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Maria Dallafiora Costa, município de Primavera do Leste MT.