Professor, como ficar com o corpo perfeito?

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol.3 . páginas 62 - 77

Resumo

Maio de 2022, mais um dia da tematização de caratê na Escola da Prefeitura de Guarulhos Dorcelina de Oliveira Folador com a turma do 5° ano H. Na primeira aula de uma segunda-feira adentro à sala:Bom dia pessoal, beleza? Bora continuar o trabalho com o caratê? De imediato um aluno levanta a mão solicitando a palavra: Professor como posso ficar com o corpo perfeito? Que pergunta interessante, mas por que a pergunta? Professor quero ficar no shape, ter uma barriga de tanquinho. Mas, para vocês o que é ter um corpo perfeito? É ser fortão, magro. Mas professor, todos os corpos são perfeitos... O que vocês acham, após finalizarmos nossos estudos sobre o caratê iniciarmos um trabalho sobre esse assunto? Risos. Surgiram mais algumas perguntas e entusiasmo com a ideia até alguém pedir:vamos logo para a quadra professor.Fiquei com a pergunta da criança na cabeça, pensei diversas coisas, principalmente como as questões, pressões e ideários sobre um tipo de corpo tido como perfeito influenciam a(o)s estudantes. A empolgação com a pergunta foi tanta que ao longo da semana apresentei-a às outras sete turmas do 5º ano, anunciando que a pergunta seria o ponto de partida de um tema interessante para estudos.