Professores de educação física da educação pública básica de Minas Gerais na pandemia de Covid-19: condições de trabalho, saúde e estilo de vida
Por Rosângela Ramos Veloso Silva (Autor), Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito (Autor), Lucinéia de Pinho (Autor), Marise Fagundes Silveira (Autor), Desirée Sant'Ana Haikal (Autor), Vítor Fonseca Bastos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever as condições de trabalho e de saúde dos professores de educação física da educação básica pública do estado de Minas Gerais – Brasil durante a pandemia de COVID-19. Estudo transversal, realizado no período de agosto a setembro de 2020, via formulário digital e contou com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. O instrumento apresentou variáveis relacionadas ao perfil sociodemográfico, condições de trabalho e de saúde durante a pandemia. Foram apresentadas as prevalências das variáveis. Participaram do estudo 1.016 professores de educação física. Destes, 61,4% eram do sexo feminino, 65,8% tinham de 21 a 40 anos e 15,3% trabalhavam no campo. Em relação às condições de trabalho durante a pandemia, 99% realizavam atividades remotas, 35,7% estavam insatisfeitos com seu trabalho, 37% trabalhavam muito mais do que antes e 81,2% apresentavam o interesse dos alunos/pais pelas aulas como uma dificuldade. Quanto às condições de saúde durante a pandemia, 10,3% aumentaram o consumo de bebidas alcoólicas, 26,1% não praticavam exercício físico, 56,5% tiveram aumento de peso corporal e 37,8% relataram muito medo da COVID-19. Os professores de educação física da educação básica do estado de Minas Gerais foram significativamente afetados pela pandemia, por isso é importante implementar estratégias de apoio.