Resumo

A percepção da qualidade de vida (QV) recebe influência do contexto cultural, sistema de valores em que se vive, metas, realizações e preocupações. O estudo analisou a relação entre a percepção da QV com as características pessoais e profissionais de professores atuantes nos cursos de graduação em Educação Física da mesorregião da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa investigou 93 professores através de um formulário on-line, composto por um Questionário de Caracterização dos Professores contendo dados sociodemográficos, organização acadêmica da instituição de vínculo, carga horária docente e administrativa, ciclos de desenvolvimento profissional e o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref). A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados apresentaram uma percepção positiva da QV geral pelos docentes investigados. O domínio das relações sociais foi avaliado majoritariamente positivo, enquanto o de meio ambiente foi avaliado prevalentemente negativo. Na análise das características pessoais e profissionais e sua relação com a percepção da QV geral, os professores vinculados às faculdades e que lecionavam apenas uma disciplina apresentaram uma percepção mais positiva, enquanto aqueles com carga horária maior apresentaram percepção mais negativa. Relativamente aos domínios da QV, a percepção mais elevada pode ser observada no domínio de relações sociais naqueles que moravam na capital e trabalhavam até 40 horas semanais, no domínio psicológico para os professores com idade avançada, também coordenadores de programas e projetos de extensão, com carga horária de 40 horas e na etapa final do desenvolvimento profissional, no domínio meio ambiente relativamente aos que apresentaram vínculos com faculdades, e no domínio físico quanto aos professores que atuavam em faculdades e ministravam apenas uma disciplina. Ressalta-se que, mesmo com a demanda extenuante de trabalho, a percepção da QV dos participantes investigados apresentou-se predominantemente como positiva, sendo que os domínios da QV influenciaram diretamente essa percepção, evidenciando a importância do equilíbrio entre si. Conclui-se que o índice de QV geral dos professores atuantes na Educação Superior nos cursos de graduação em Educação Física na mesorregião da Grande Florianópolis foi enquadrado como bom em todos os domínios analisados e sem diferença estatística significativa entre eles.

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