Professores de Educação Física e a Produção dos Saberes: em Busca do Fio da Meada
Por Ayra Lovisi Oliveira (Autor), Ludmila Nunes Mourão (Autor), Dinah Vasconcellos Terra (Autor), Kalyla Maroun (Autor).
Em Pensar a Prática v. 10, n 2, 2016. Da página 361 a 372
Resumo
O objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais. A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.