Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção e as apropriações sobre a Educação Olímpica por professores de Educação Física de Viçosa, Minas Gerais. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar a presença/ausência da Educação Olímpica e/ou seus conteúdos afins na formação inicial dos atuais professores de Educação Física; discutir suas percepções e apropriações da Educação Olímpica e/ou conteúdos correlatos; identificar os usos da Educação Olímpica na prática pedagógica dos professores de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física da cidade de Viçosa, Minas Gerais, por meio da plataforma “Google Meet”. Participaram deste estudo dez professores. Como resultado, constatou-se que a Educação Olímpica esteve ausente na formação inicial desses professores, ou seja, durante todo o processo de graduação, esses professores de Educação Física não tiveram contato aprofundado com os temas do Movimento Olímpico, da Educação Olímpica e Jogos Olímpicos. Os professores, embora acabem por utilizar o contexto e as modalidades esportivas olímpicas em suas aulas, não atribuem tratamento didático-pedagógico nem sistematizam esses conteúdos em suas práticas pedagógicas. Os professores relatam dificuldades em ensinar valores humanos e sociais relacionados ao esporte, mesmo reconhecendo a importância e o potencial deste conteúdo no contexto olímpico.

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