Resumo
Esta pesquisa, vinculada ao grupo Linguagem e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação/ Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau – SC, Brasil, tem como tema central a relação entre Educação Física e alfabetização. A pergunta que norteia esta pesquisa é: Quais as relações entre saberes docentes dos profissionais da Educação Física e dos alfabetizadores acerca da alfabetização? O objetivo geral estabelecido é compreender as interfaces dos diferentes saberes docentes que circulam nos anos iniciais no que se refere à alfabetização e à Educação Física. Como objetivos específicos foram estabelecidos: desvelar o discurso sobre a alfabetização que perpassa a fala dos sujeitos professores de Educação Física e dos alfabetizadores; analisar as relações entre alfabetização e Educação Física expressas nos discursos dos professores e nos documentos oficiais; compreender a trajetória de construção de saberes docentes acerca do que é alfabetizar. Para isso, elaborou-se uma entrevista narrativa que foi realizada com os sujeitos, professores efetivos da rede estadual de ensino de Santa Catarina, selecionados a partir de critérios previamente estabelecidos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Propostas Curriculares de Santa Catarina após o ano de 1998 constituem também objeto de pesquisa. Esta dissertação é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e ancora-se no viés enunciativo, nos estudos de Bakhtin, que compreende a linguagem e o sujeito como sociais e nos autores que tratam da Educação Física, (Le Boulch; Barbanti; Betti) e sobre a alfabetização (Soares; Kleiman). Os resultados apontam para: 1) desejo de uma maior aproximação entre as áreas; 2) um discurso semelhante entre os professores; 3) há um silêncio quanto aos documentos oficiais.