Resumo
Crianças com necessidades especiais estão sendo atendidas em escolas regulares desde a mais tenra infância, mas pouco se sabe sobre o preparo dos profissionais para atuar com esta clientela, especialmente no que se refere as práticas corporais. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o que relatam os professores que atuam no ensino infantil em relação à inclusão e as práticas corporais das crianças com necessidades especiais em aulas regulares. Foi analisada a percepção e o conhecimento dos professores sobre temas relativos as necessidades especiais e adaptações para a prática corporal, autonomia e inclusão social. Trata-se de um estudo de campo amostral, com 179 professores regentes e 23 professores de Educação Física, da rede municipal de ensino de uma cidade do Estado do Tocantins. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Resultados e discussão: Com relação a especificidade no trabalho com pessoas com deficiência, 63% dos professores relataram que não tem conhecimento, 24% relataram ter conhecimento regular e apenas 13% relataram ter conhecimento. Porém ao serem solicitados a exemplificar ações que poderiam ser realizadas, considerando todas as questões a maioria dos professores preferiu não faze-lo, ou deixando a questão em branco ou justificando-se. Assim, vários professores que afirmaram ter conhecimento sobre o assunto não demonstrou tal conhecimento. Conhecimentos básicos sobre os cuidados específicos no trabalho com as pessoas com deficiência são assumidos como desconhecimento. Este desconhecimento é preocupante, pois estas crianças na faixa etária de zero a cinco anos são consideradas populações de risco e carecem de cuidados especiais. Considerações finais: Há entre os professores que atuam no ensino infantil desconhecimento de itens essenciais para o trabalho de inclusão social de crianças com necessidades especiais no ensino regular. Diante disso entende-se ser necessário além de ações e investimentos na formação continuada destes professores, também de mudanças atitudinais e conceituais dos professores