Sobre
ssa obra colocou em evidência as experiências político-pedagógicas organizadas por professores e professoras de Educação Física que lecionam na Educação Básica se opondo as políticas públicas neoliberais que se tornaram hegemônicas na educação brasileira desde a década de 1990. Nesse contexto, nos últimos anos, observamos em diferentes eventos, educadores e educadoras do componente curricular relatando as suas experiências educativas. Também tomamos contato com capítulos de livros e artigos em que as ações didáticas desses/dessas docentes começaram a aparecer sistematicamente. Chamou a nossa atenção o fato de que a maioria desses relatos eram realizados em escolas públicas e a fundamentação teórica que embasava a prática desses professores e professoras estava relacionada com as teorias pedagógicas críticas e pós-críticas em currículo. Assim, realizamos uma análise de todo esse corpo teórico com a intencionalidade de demonstrar o fio condutor que unia todas essas experiências produzidas nos últimos dez anos. Após finalizar a leitura, os leitores e as leitoras poderão analisar os temas culturais que aproximam os professores e professores de Educação Física progressistas.