Professores Iniciantes de Educação Física: Um Estudo Exploratório da Situação Funcional de Egressos do Curso de Licenciatura da Ufmg
Por Carolina Guimarães Reis (Autor), José ângelo Gariglio (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Os dados descritos neste texto trata-se de parte dos resultados de uma pesquisa sobre os processos de inserção profissional de professores iniciantes de Educação Física (EF) –licenciados-, todos eles formados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).3Segundo a literatura nacional e internacional, a designação de “professores iniciantes” diz respeito àqueles docentes que se encontram em uma fase de transição entre a formação inicial e o trabalho com o ensino na escola. Não obstante reconhecer diferenças no estabelecimento do limite temporal dessa fase de desenvolvimento profissional dos docentes pode-se afirmar que a iniciação docência trata-se do período circunscrito aos primeiros cinco anos de exercício profissional. A produção teórica neste campo tem denominado esse tempo da carreira docente como “choque da realidade”, “choque de transição” (Veenman, 1984) “choque cultural” (Huberman, 1992). Tais designações são feitas porque aexperiênciada entrada na profissãopode representar uma ruptura da imagem ideal de ensino, o colapso das ideias missionárias forjadas durante a formação dos professores, em virtude da dura realidade de ter que lidar com os desafios oriundos da vida quotidiana na sala de aula, com diversidade dos alunos e suas as dificuldades de aprendizagem,com a falta de recursosdas escolas, de apoio da comunidade escolar e de conflitos da relação com os pares e os pais