Profissionalidade, Ciência da Profissão e Competência Profissional na Formação do Pedagogo de Desporto e Educação Física
Por Jorge Olímpio Bento (Autor).
Em II Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Quando se reflecte acerca da formação do Professor de Educação Física (ou de outra área) deve estar sempre presente um entendimento muito claro da natureza, da essência e dos contornos da sua profissão. Este entendimento precisa de ser constantemente actualizado, dado que o perfil profissional é uma "variável" condicionada pela situação, uma "norma" referenciada a um tempo concreto, às suas condições e circunstâncias (BERNETT 1989, 181) Nesta abordagem cingimo-nos a três lacunas intimamente ligadas que têm marcado a formação e que, a nosso ver, contribuem significativamente para a menor credibilidade usufruída pela formação e profissão de Pedagogo de Desporto e Educação Física junto dos parceiros sociais. São elas: . a tradição da unidimensionalidade, . a ausência de uma referência inequívoca a uma área científica específica; . a insuficiência na incorporação das noções de "profissionalidade" e "competência profissional".