Resumo

Neste artigo faremos uma análise histórica do documentário sobre futebol Garrincha: alegria do povo, de 1963, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, em uma perspectiva de história econômica, e recortamos três temas : a figura do operário-jogador Mané Garrincha, patente tanto em sua exploração como operário na fábrica de tecidos de Pau Grande como pelo clube Botafogo e a corolária ideia de produtividade e  improdutividade( em dribles, nos jogos e em preparação e exercícios físicos fora dos jogos); a prática de recreação e lazer dos  operários torcedores do futebol;  e a relação contraditória entre profissionalismo e amadorismo, analisando a relação entre trabalho ( do jogador profissional Mané Garrincha ) e sua diversão peladeira em termos “ amadores”, como uma das avalizações dessa confusão e contradição , em um contexto do futebol brasileiro com simultânea  presença desses dois termos contraditórios, e como um dos fatores para a final pobreza do jogador . Pretendemos fazer essa descrição, como forma de reconhecer e colocar em relevo a prática operária do futebol de sujeitos pauperizados (jogador e torcedor). 

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