Resumo

Objetivos:
O objetivo do trabalho é mostrar os avanços do Programa Academia da Cidade no sentido de promover a saúde, o convívio social duradouro, mas principalmente, a qualidade de vida da população. Reforça-se a prevenção de DANT’s, bem como o fortalecimento das relações entre os diversos serviços disponíveis na rede (SUS) para as comunidades de atuação.

Métodos e resultados:
Analisou-se as avaliações de 16.291 usuários da Academia da Cidade e .1757 reavaliações discutindo os dados do período amostral. Os praticantes de atividades físicas do programa apresentaram melhoras na condição alimentar (relatando ingestão regular de alimentos antes do inicio da prática de atividades físicas), bem como hidratação antes, durante e depois da prática, melhora na flexibilidade de membros inferiores, no ganho de força de membros superiores, aumento do VO2 (melhora na capacidade funcional do sistema de absorção, transporte, entrega e utilização de oxigênio, aos tecidos durante exercícios físicos) e melhora na satisfação com o próprio corpo, corpo este, que está bastante exposto e exaltado em suas formas.

Conclusão:
Concluí-se que a atividade física é uma forma de sobrecarga para o organismo, que, bem dosada, diminui em muito o risco de contrair doenças além de ajudar no emagrecimento, melhorar o sono, aliviar tensões emocionais, diminuir o estresse, a ansiedade, a depressão e favorece o envelhecimento ativo; Proporciona bem-estar, forca, equilíbrio e disposição; Melhora a circulação do sangue e reduz a pressão arterial, aumenta a resistência óssea e a massa muscular protegendo as articulações. Desta forma o trabalho nas Academias da Cidade vem contribuir com a melhora da qualidade de vida e saúde da população de Belo Horizonte.