Programa de exercícios físicos extraclasse

Por Keli Bender (Autor), Sandra Fachineto (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 128 - 135

Resumo

Com as mudanças de hábitos de vida decorrentes do avanço tecnológico, o sedentarismo passou a ser uma questão de saúde pública. Nesse contexto, Corrêa e Antunes (2013) afirmam que a disciplina de Educação Física é uma importante aliada para promover estilos saudáveis e ativos dentro e fora do âmbito escolar. A prática de atividades físicas aeróbias com regularidade traz inúmeros benefícios em médio e longo prazo, entre eles a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, contribuindo de forma positiva no aumento do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e na diminuição da frequência cardíaca (FC) de repouso (POLISSENI; RIBEIRO, 2014). Wilmore e Costill (2001) afirmam que o VO2máx representa a capacidade que uma pessoa tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho. Corroborando, quanto maior o valor do VO2máx de um indivíduo, maior será a quantidade e intensidade do trabalho aeróbio que ele é capaz de realizar. Esses valores auxiliam na orientação para adquirir um melhor desempenho na atividade física (KISS, 2003). A FC de repouso representa uma referência para a avaliação do condicionamento físico e do preparo de quem pratica atividades físicas, servindo como um mecanismo de controle do treinamento (CARVALHO; SILVA; PEREIRA, 2016).