Programa de Formação Esportiva na Escola – Atleta na Escola: Fundamentos Lógicos e Circunstâncias Históricas

Por Edriane Nascimento (Autor), Nadson Santana (Autor).

Parte de Políticas de Esporte nos Anos Lula e Dilma . páginas 239

Resumo

Introdução

A gênese da Educação Física e do Esporte guardam importantes aproximações, sejam espacial ou temporalmente, além de vínculos advindos das condições e motivações históricas que não podem ser negligenciados. Ambos nascem na Europa, no âmbito do projeto de modernidade, imersos na configuração dos Estados-nações, dos sistemas nacionais de ensino e das práticas de divertimento modernas 
paulatinamente, de conteúdo de ensino – algo a ser escolarizado – a um conteúdo exclusivo da Educação Física, esportivizando-a (DANTAS Jr., 2008). Todavia a natureza dessa relação tem sido mediada, também, por tensões, conflitos e crises, mesmo porque dizem respeito a universos simbólicos distintos, cujos interesses, por vezes, divergem.